O zumbido pode ter inúmeras causas e inclusive pode ser multifatorial. Às vezes simples procedimentos podem curar o zumbido, porém nem sempre esse resultado é alcançado. E aí precisamos optar por outras estratégias de tratamento.
Uma estratégia bastante utilizada, principalmente nos casos com perda auditiva, é a associação de aparelho auditivo com terapia sonora + mudanças de hábitos, ou até mesmo outros tratamentos associados.
Como é realizada a terapia sonora?
A terapia sonora é realizada através do uso de aparelhos auditivos e/ou geradores de som externos.
Grande parte dos aparelhos auditivos atuais possuem programas específicos de tratamento de zumbido, que podem ser desde alguns tipos de sons até alguns tipos de ruídos
.
▶ De uma forma simplista, a ideia é tentar ocupar o ouvido/cérebro com outro tipo de som para que aos poucos a pessoa esqueça do zumbido, ou pelo menos que o seu incômodo seja menor. E nos casos com perda auditiva, buscamos amplificar os sons que a pessoa não escuta para que não haja o gatilho na cóclea, causando o que chamamos de um processo de deaferentação.
➡Basicamente, o processo de deaferentaçao ocorre quando há falta de estímulo no órgão. Essa falta de estímulo pode ocasionar uma hiperatividade das vias auditivas, tentando compensar, e aí o zumbido pode surgir. A ideia da terapia sonora é quebrar esse ciclo.
Convém ressaltar que esse tipo de tratamento com terapia sonora também pode ser indicado a pessoas que não possuem perda auditiva.