A segurança em voltar a sorrir!
Implante dentário é um dispositivo com o formato que lembra as roscas de parafuso usado para substituir raízes de dentes perdidos e assim poder sustentar um novo dente (coroa de cerâmica).
Graças a evolução e tecnologia os implantes revolucionaram a Odontologia, resolvendo os mais diversos casos de perda dentária. Cada paciente é único e para todos os casos existe a solução ideal!
Confira as 8 perguntas mais frequentes sobre implante dentário:
Colocar implante dói?
Não! Todo o procedimento é feito com anestesia local e dependendo pode ser realizada sedação caso o paciente queira. Após a cirurgia de instalação alguns cuidados e medicações são passados para que o paciente recupere bem e sem dor (leia esse post sobre Alimentação Após Cirurgia de Implantes AQUI).
Quanto tempo pra poder fixar o dente novo no implante?
Vai depender da região da boca onde é instalado o implante, da qualidade óssea e do do travamento do implante no dia da cirurgia. Alguns casos específicos o paciente já sai com o dente fixo no mesmo dia, outros é preciso aguardar de 1 a 6 meses para uma boa cicatrização e correto tratamento.
Implante é tudo igual?
Não. Existem diversas marcas e modelos de implantes, cada um com sua indicação. Implantes nacionais e importados tem diferenças principalmente no tempo necessário de cicatrização após a instalação, pois os importados requerem menos tempo para se integrar ao osso do paciente tornando o tempo de tratamento menor. Porém a qualidade do tratamento quando bem respeitado os tempos de cicatrização e as indicações é excelente em todos os implantes. Aqui na Vissá só trabalhamos com implantes de excelência de empresas já consolidadas nacional e mundialmente.
Meu organismo pode rejeitar o implante?
Não. O material dos implantes (titânio) é totalmente compatível com osso e gengiva. Na consulta com o dentista, você passa por um questionário, exames clínicos e radiográficos e avaliação de saúde bucal e geral. Nela se observa alguma condição atual ou prévia de saúde que possa interferir na integração do implante e somente após essa avaliação criteriosa e personalizada é feita a indicação do tratamento com implante.
Com qual idade se pode colocar implante?
Não existe idade máxima para se colocar implante. Idosos com uma saúde bem acompanhada podem realizar o tratamento seguramente e ter melhora na qualidade de vida com a melhora da mastigação através dos implantes dentários. Já a idade mínima para esse tratamento é o fim do crescimento ósseo, entre 18 e 21 anos.
Perdi um dente. Em quanto tempo devo instalar o implante?
Em muitos casos realizamos a instalação do implante no mesmo dia da retirada de um dente danificado, o que chamamos de Implante Imediato. Porém se por alguma infecção ou outro motivo essa instalação não ocorrer no mesmo dia, é recomendado aguardar 100 dias para colocação do implante num osso bem cicatrizado. Caso você já esteja há mais de 100 dias ou há muitos mais dias e anos o indicado é a colocação o quanto antes, pois quanto mais tempo se fica sem o dente, mais reabsorção do osso ocorre, o que pode levar a necessidade de enxertos ósseos.
Quantos anos dura o implante na minha boca?
O implante é um tratamento definitivo com taxa de sucesso de 95%. Para que se mantenha o implante sempre saudável deve-se ter uma ótima higiene, realizar acompanhamento clínico e radiográfico com o dentista além de estar sempre atento a sua saúde geral para que outras doenças (como diabetes descontrolada por exemplo) não causem danos ao implante.
Para quais casos são os implantes?
Para quem perdeu 1, 2 ou mais dentes e para quem já perdeu todos e usa dentadura. A certeza é de que os implantes dentários devolvem a segurança, saúde, estética e qualidade de vida aos paciente!
Ficou com alguma dúvida? Chama a gente no WhatsApp e venha fazer sua avaliação! Confira também nossas matérias no Blog sobre implantes dentários!