Doença Periodontal x Alzheimer

Doença Periodontal x Alzheimer

​Se você já é meu paciente sabe como ​​e​u enfatizo a prevenção de doenças bucais que levam a desgastes, perdas dentárias, dores, envelhecimento do sorriso. Hoje quero trazer aqui uma informação importantíssima sobre a relação de DOENÇA PERIODONTAL e o ALZHEIMER.

A Doença Periodontal é causada pelo desequilíbrio bacteriano, que por sua vez pode ter um fundo genético mas é muito influenciado pelo meio e hábitos do paciente. Essa doença pode ser aguda ou crônica de maneira que muitas vezes o paciente por si só não percebe que está doente. No meio bucal ela leva a perda óssea e de sustentação dos dentes, causando sangramentos, retração gengival, amolecimento de dentes, movimentação dentária, mau hálito e a tão temida perda do dente. O diagnóstico dessa doença é feito pelo cirurgião dentista através de sondagem no exame clínico e também exames de imagem(radiografias).
Mas e o que ela tem a ver com o ALZHEIMER?

Estudo científico comprovou a presença de bactérias que causam a doença periodontal no cérebro de pacientes com Alzheimer. Essas bactérias ativam a resposta inflamatória provocando o dano tecidual tendo como consequência a perda de memória e declínio do raciocínio. Resultado do estudo mostra uma chance 3x maior do paciente com Doença Periodontal desenvolver Alzheimer.
Mas e Marcela, com essa informação como posso prevenir a Doença Periodontal?
Parece clichê, mas a prevenção está nas consultas periódicas com o dentista bem como o acompanhamento radiográfico solicitado por nós. Nas consultas avaliamos através de questionários, anamnese e exames a tendência do paciente desenvolver certas doenças e aí podemos intervir com tratamentos e recomendações personalizadas para cada paciente em cada momento da sua vida.

E se eu já tenho a Doença Periodontal, tem cura?
A boa notícia é que : SIM! Porém após o tratamento e alta esses pacientes precisam de um acompanhamento mais frequente ao dentista para que a doença seja controlada e não retorne.
Infelizmente a Doença Periodontal causa muitos danos irreversíveis à saúde bucal e o alerta para a chance aumentada de desenvolver Alzheimer nos faz ficar mais alertas.
Portanto, mantenha bons hábitos diários de higiene bucal e sempre (SEMPRE) realize as consultas de prevenção no dentista e os exames solicitados. Cada paciente é único e a frequência de consultas preventivas deve ser personalizada!

Escrito por Marcela Scheffer

Estudo científico: Porphyromonas gingivalis in Alzheim​​er’s disease brains: Evidence for disease causation and treatment with small-molecule-inhibitors. Dominy et al. Sci. Adv. January,2019.​​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *