Você sabia que o consumo de alguns alimentos pode interferir em tratamento dentários? Ficou curioso? Veja abaixo alguns exemplos:
– Aparecimento de manchas: O consumo de café e vinho já são velhos conhecidos nesse quesito, mas você sabia que produtos alimentícios com alto índice de corantes também? Refrigerantes, sucos artificiais (aquele famoso suco de saquinho), gelatinas coloridas, molho de tomate industrializado, sorvetes, balas… além de alimentos que contém pigmentos mais fortes, como açaí e o açafrão.
– Mau hálito (halitose): Nem sempre o mau hálito acontece pela não escovação imediata, é muito importante lembrarmos da saúde de nosso sistema digestivo: estômago e intestino. Jejum prolongado, doenças gástricas não tratadas como a gastrite e um desequilíbrio da microbiota intestinal, são grandes causadores de mau hálito.
– Doenças periodontais: Restrições alimentares exageradas e/ou sem o aconselhamento profissional podem estimular o aparecimento de doenças, pois a falta de vitaminas e minerais que podem resultar dessas restrições trazem comprometimento a salivação e podem provocar mudanças na gengiva e no periodonto. Um exemplo disso são dietas sem nenhum respaldo da ciência em que fruta são completamente proibidas, nossas grandes fontes de vitaminas como a vitamina C e complexo B.
Com a chegada das estações mais quentes a busca por mudanças corporais e resultados rápidos aumenta, cuidado para não fazer desse atalho, um grande prejuízo para sua saúde!
O consumo de frutas, legumes e vegetais são excelentes para contribuir para a saúde bucal, pois devido as fibras de sua composição, além de ótimos para a saúde estomacal e intestinal, são considerados alimentos detergentes – ou seja auxiliam na nossa higiene bucal diária.
E para fechar não esqueça de beber água!