Um estudo realizado em 2019 revelou a existência de 10,7 milhões de pessoas no BRASIL com deficiência auditiva. Esse número aumenta para 466 milhões quando pensamos no mundo todo e as estimativas feitas pela OMS são de quem em 2050 esse número aumente para mais de 900 milhões de pessoas.
➡Pensando nisso, listamos 7 dicas super valiosas na prevenção da perda auditiva.
Dica 1- Proteja-se do excesso de ruído: A perda auditiva por ruído é uma das maiores causas de perda de audição. Se for trabalhar em ambiente ruídoso, utilize o protetor auricular indicado corretamente.
Dica 2 – Não introduza cotonete no conduto auditivo: A introdução do cotonete pode causar lesões e até mesmo perfurar a membrana timpânica. Outro fator importante é que a cera é uma proteção natural do ouvido.
Dica 3 – Utilizar fones de ouvido de forma responsável: Prefira fones do tipo concha, eles distribuem melhor o som e reduzem a proximidade entre o ouvido e o fone. Não coloque volumes muito altos.
Dica 4 – Não fume: O cigarro possui substâncias químicas que diminuem os níveis de oxigênio no sangue e comprimem as veias sanguíneas pelo corpo. Esses efeitos também são prejudiciais à orelha interna.
Dica 5 – Faça o controle e a prevenção de doenças sistêmicas: Determinadas doenças, como diabetes e hipertensão podem ser altamente prejudiciais à saúde dos ouvidos. Portanto, é fundamental manter um estilo de vida saudável e fazer um controle por meio de consultas e exames.
Dica 6 – Pratique atividades físicas e tenha uma alimentação saudável: A ideia é manter-se saudável como um todo.
Dica 7 – Ao menor sinal de queixa auditiva, busque por um especialista: A audiometria é um exame que verifica a existência de perda de audição e o seu grau.